domingo, 10 de julho de 2011

Fernando Botero



 Em 19 de abril, Medellin na Colômbia, nasceu o artista plástico Fernando Botero, o pintor das formas gordas e de bocas fechadas. Filho de caixeiro viajante, estudou pintura acadêmica do seu país dos séculos 18 e 19, arte pré-colombiana e os muralistas mexicanos.


    Iniciou seu trabalho como ilustrador em 1948, em 1950 foi para a Europa e assistiu a academia de San Fernando em Madrid, admirou os frescos em Florença e copiou Velázques e Goya no prado. Em 1951, mudou-se para Bogotá,e realizou sua primeira mostra internacional no Leo Matiz Gal.Em 1953 ingressou na acadêmia de San Marco em Florença, para estudar técnicas de afresco onde teve contato com mestres italianos como Paolo Ucello e Piero della Francesca e assimilou traços da arte Renascentista.

Influenciado também pelo Renascimento Italiano, experimentou a criação de volumes em suas obras, aumentando as figuras e diminuindo o espaço ao reor delas, retratando grupos imaginários, paródias sobre o trabalho de grandes mestres da pintura. Observador da situação colombiana, Botero retrata em suas telas figuras gordas com boca fechada, levando alguns a pensar em pessoas que recebem comida em troca de seu silêncio, e outros em apologia a obesidade.
    Suas obras (pinturas e esculturas) são uma releitura dos ideais de beleza Renascentista, e em suas pinturas, o uso de cores é fudamental para a iluminação.
escultura e fernado escultura e fernado


Sua primeira exposição significativa foi em 1962, em New York, ocasião em que sua tela em óleo “Monalisa aos 12 anos” foi comprada pelo Museo de Arte Moderna.
Encontrada assim: http://www.essaseoutras.com.br

1 comentário:

  1. Conheces Jack Vettriano??? Depois da Frida Kahlo é o meu favorito!

    Beijo

    ResponderEliminar