terça-feira, 26 de abril de 2011

Lábios de paixão.

Conta a história que o uso do batom remota do antigo Egito. As esposas dos faraós, com o intuito de ficarem mais bonitas, recorriam ao uso de batom vermelho.
Hoje em dia o uso do batom é muito comum, considerado sinônimo de poder e aprovação.

                                

A tragetória vem de longe, no século XIII, um monge de Piza descobriu o carmim, pigmento vermelho, iniciando-se uma nova moda na arte de pintar os lábios.
Rhocopis, um perfumista francês, foi o responsável pela revolução que definitivamente trouxe o batom para a vida das mulheres no século XX com o seu invento, o “bàton serviteur”. Daí o nome batom, que significa bastão, em francês o pequeno instrumento conquistou rapidamente as mulheres.
O produto seguiu conquistando atrizes e prostitutas do mundo inteiro aliás uma mulher com a boca vermelha estava disponível; a que escolhia um batom mais claro, era considerada uma boa moça. Foi só durante a Primeira Guerra Mundial que as donas de casa perderam o preconceito e aderiram à moda do batom vermelho.
O batom que conhecemos hoje, em forma de pequeno bastão sólido, surgiu a partir de 1935. Paris promoveu uma verdadeira revolução na história do batom, quando este passou a ser vendido embalado num tubo e vendido em cartucho.A fórmula básica do produto não mudou muito, a indústria procura cada vez mais melhorá-lo, oferecendo cuidados especiais aos lábios, uns com filtros solar outros com hidratantes, as cores são variadas, basta escolher a preferida.

Deixo aqui meu look, com batom vermelho:

1 comentário:

  1. Muito obrigada pelo apoio!
    Tá linda de batom vermelhão!
    Eu não consigo usar, mas acho lindo nos outros...
    Bjinhus!

    http://lullyplus.blogspot.com/

    ResponderEliminar