domingo, 26 de junho de 2011

Cuidados ao usar elevador

O que não fazer ao usar o elevador


Existem alguns cuidados que você deve tomar ao usar o elevador, independente do equipamento ser novo, passar frequentemente por manutenção ou estar sob os cuidados de um zelador. 

Por exemplo, quando as outras pessoas já embarcaram e você dá aquela corridinha para não perder a viagem, não interrompa o fechamento da porta com a mão. Caso não consiga utilizar o elevador naquele momento, o procedimento correto é chamá-lo novamente pelo botão e aguardar a sua chegada.
Também não é indicado segurar a porta além do tempo para o embarque e desembarque, pois essa atitude pode danificar o equipamento e deixar suas próximas viagens menos seguras. Mesmo com o elevador cheio, evite encostar e apoiar-se nas portas, isso pode causar problemas de funcionamento.
Para aqueles que têm animais de estimação, a dica é nunca deixe o animal, mesmo que preso a uma guia, entrar no elevador antes do dono. Em geral, as guias de passeio são muito finas e o sensor de presença da porta pode não identificá-las. Ou seja, a porta pode se fechar com você ainda para o lado de fora e o cachorro para dentro. Ou vice-versa.


Boa educação é boa educação em qualquer local
No elevador as regras de etiqueta são as mesmas de outros lugares. Os mais novos cedem a passagem aos mais velhos e às mulheres, segurando a porta do elevador. Os homens seguram a porta para as mulheres.
Conversa no elevador
Estando acompanhado, quando entrar num elevador em que haja outras pessoas, suspenda a conversa e só continue quando estiver de novo a sós.
Seja delicada
Não esqueça de cumprimentar as pessoas que estão no elevador com um "bom dia" não muito alto. Quando sair diga "até logo". Se houver ascensorista, diga o seu andar acompanhado de um "por favor".
Odores no Elevador
No elevador qualquer cheiro fica mais forte, pois é um local pequeno e fechado. Cuidado com perfumes na hora de sair. Outra recomendação é jamais fumar no elevador.

O que fazer ao ficar preso no elevador

mulher tenta abrir porta do elevador
Shutterstock
Uma queda de energia repentina pode deixar pessoas presas no elevador. Se algum dia você se encontrar nesta situação, nunca tente sair sozinho, pois isso coloca a sua vida em risco. Lembre-se que somente os técnicos de manutenção do equipamento, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar podem fazer o resgate.
Segundo a Atlas Schindler, empresa fabricante de elevadores, o ambiente interno dos equipamentos é seguro e não há risco de falta de ar. Para facilitar o socorro, o profissional precisa identificar em qual andar o elevador está parado, chamar o técnico ou órgão responsável para realizar o resgate e verificar se a chave de abertura da porta está em um local seguro com acesso somente a pessoas autorizadas e capacitadas.
Em dias chuvosos, um procedimento de segurança ao usar o elevador é evitar entrar nos equipamentos com capas e guarda-chuvas encharcados. A água dos objetos deve ser escorrida antes de entrar na cabine. Em locais onde há risco de alagamento, o recomendado é parar o elevador em andares altos.
Você também pode ficar atento a alguns detalhes de funcionamento para saber se o elevador do seu prédio está precisando de manutenção ou necessita ser trocado. A formação de degraus entre a cabine e o pavimento e o excesso de trancos nas partidas e paradas não são bons sinais.

Sem comentários:

Enviar um comentário